Por Que Adotar o BPM/Aris na Minha Empresa?
/0 Comentários/em BPM, Estratégia, Inovação, Transformação Digital/por RELIGAREAo buscar a transformação digital para a sua empresa você está buscando a digitalização dela por completo. É uma cópia digital total de todos os processos que a compõe. E ao falar de transformação de um processo temos que pensar em seu sinônimo mais próximo que é o BPM (Business Process Management). Implica em repensar, em inovar, em quebrar paradigmas, agregar valor para os clientes criando práticas de negócios mais sólidas, oferecendo um melhor retorno para todos os envolvidos: esta é a função básica do BPM
Segundo (Baldan, Valle, & Rozenfeld, 2014) o BPM é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, implantar, medir, monitorar, controlar, e melhorar processos de negócios com o objetivo de alcançar resultados consistentes e alinhados com as estratégias de uma organização. O ARIS (Architecture of integrated information system) é uma metodologia que tem por trás o BPM (Paim, Cardoso, Caulliraux, & Cleme, 2009).
Mas a dúvida permanece: por que adotar um BPM/ARIS?
Para responder esta pergunta enumeramos a seguir 13 motivos. Os dados as seguir foram tirados de pesquisas científicas publicadas: (McNair & NG, 2020), (Palmer, 2007) e (SEBRAE, 2007). Deixamos no final do artigo lista completa de referencias citadas. Vamos aos motivos:
- Em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, mostra que 50% das empresas brasileiras desaparecem em no máximo cinco anos. As principais causas para essa grande taxa de mortalidade são: limitações de infraestrutura financeira e da capacidade administrativa.
- Gerir processos sempre teve uma conotação de reduzir tempo e facilitar a identificação de problemas. Para uma eficácia nestes pontos, a modelagem e análise de processos ganha relevância
- BPM oferece ferramentas que facilitam que se entenda totalmente a experiência de serviço pelo cliente. Estamos falando em agregar valor ao seu produto/serviço.
- Pesquisa publicada no BPM Global Trends mostra que de 72 empresas pesquisadas 10 empresas não tiveram um ROI menor que 10%, que a média do ficou em 30% e que a mediana ficou em 44%.
- Os funcionários reduziram em 25% o tempo gasto nas análises de processos de negócios. A capacidade do ARIS para apoiar iniciativas de transformação da estratégia para operações, projetando o modelo de negócios e conectando-o com o modelo operacional ajudou impulsionar a eficiência na análise de processos. Equipes não perdem mais tempo entendendo o processo devido a transparência e visibilidade oferecida pelo ARIS bem como seu alinhamento ponta a ponta.
- Quando ocorreram a adoção de novos processos ocorreu a economia de 40% do tempo total para implantação. A análise aprimorada levou a cronogramas acelerados para implantação de processos nas organizações. Os funcionários poderam entender mais facilmente e alinhar as etapas do processo graças ao uso do ARIS como sua única ferramenta para design de processo, fornecendo instruções de trabalho, políticas e diretrizes atualizadas para todos os empregados. A velocidade na configuração de processos aumentou ao longo do tempo conforme mais funcionários se tornaram familiarizado com os modelos do ARIS.
- Velocidade e qualidade aprimoradas de transformação digital geraram milhões de dólares de valor adicional para as organizações. A configuração rápida dos processos, sempre com foco no cliente, permitiu as organizações reconhecer de forma clara o real valor que o cliente dá aos produtos e serviços da empresa e como incrementá-lo.
- Processos otimizados levaram a toda a empresa melhorias de produtividade. Minutos de tempo economia para cada funcionário leva a milhões de dólares em economia de recursos. Acessibilidade a modelos e processo e sua melhoria contínua permitiu que os funcionários contribuíssem seu conhecimento na melhoria de execução do trabalho no dia a dia. Organizações implementaram processos e melhorias por meio de seu centro de excelência, levando a melhorias substanciais de eficiência.
- Custos de infraestrutura legada reduzidos em 30%. As organizações aproveitaram o ARIS para identificar oportunidades para otimizar infraestrutura de TI legada, bens de capital e propriedade. A também economia na redução de do número de ferramentas necessárias para apoiar a execução da estratégia e análise de processo depois que eles mudaram para ARIS.
- Evitou milhões de dólares em governança, gestão de riscos e multas de compliance. Vários entrevistados confiaram no ARIS para revisar seus processos para processos de gestão de risco, como atender a padrões de conformidade e auditorias. As organizações que otimizaram esses processos foram capazes de garantir que eles estavam em conformidade e trazidos a atualizar quaisquer áreas de sua organização e revisões necessárias.
- Melhor experiência dos funcionários, como resultado de processos otimizados. Eficiências com processos contribuíram para a paz de espírito para funcionários, pois eles tinham automações e claramente processos definidos que os apoiam em seus negócios diários. A Colaboração entre equipes também cresceu a partir deles, aproveitando o mesmo design do processo.
- Melhores experiências do cliente. Processos contribuindo para verificações de qualidade de produtos e a experiência dos clientes com os mesmos. Assim, os clientes estavam recebendo produtos confiáveis e serviços que não deixaram de cumprir expectativas. Uma organização usou ARIS para criar um modelo de referência para benchmarking de desempenho com clientes entre empresas locais para garantir um serviço consistente.
- Verificação contínua da excelência dos processos. A capacidade de monitorar os processos ou planejamento permite identificar a causa das ineficiências. As equipes aproveitam monitoramento de processo avançado, analisando os dados para identificar a causa raiz de gargalos ou desvios de KPI´s.
Fica claro da vantagem competitiva que a adoção do ARIS pode trazer para uma empresa. Não perca tempo!
Entre em contato. Podemos ajudá-lo no desafio de deixar a sua empresa pronta enfrentar este novo tempo.
Bibliografia:
Baldan, R., Valle, R., & Rozenfeld, H. (2014). Gerenciamento de Processos de Negócio. Rio de Janeiro: Elsevier.
McNair, C., & NG, B. (2020). The total Econimic Impact of Software AG Aris. Forrester .
Paim, R., Cardoso, V., Caulliraux, H., & Cleme. (2009). Gestão de Processos – Pensar, Agir e Aprender. São Paulo: Bookman.
Palmer, N. (2007). A Survey of Business Process Initiatives. BPTrends.
SEBRAE. (2007). Fatores Condicionantes e Taxas de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil 2003-2005. Brasília: SEBRAE.
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