Full Sized Blog Element (Big Preview Pic)
ARIS Architect & Designer
/0 Comentários/em BPM, Technology, Transformação Digital/por RELIGAREPor muitos anos, não consegui entender, porque a ferramenta ARIS, fazia parte da instalação dos SAP R3/ECC, e mais desconcertante era, porque uma ferramenta, que aparentemente, servia apenas para desenhar, era e é tão cara.
Na Web, se conseguiam apenas informações muito superficiais, a maioria de cunho comercial, e as informações de sua operacionalidade eram somente, em sua grande maioria, de usuários que tiveram seu conhecimento adquirido no dia a dia de sua utilização.
Durante o período que era de propriedade da empresa de seu criador, IDS Scheer, a obtenção desta documentação era ainda mais difícil, pois dentro da política comercial desta, este conhecimento deveria ser adquirido, e este também era muito caro.
Com a aquisição dos direitos do ARIS, pela Software AG, o frontend, bem como o perfil comercial foi alterado. Hoje, se encontram mais documentações, a ferramenta é mais autoexplicativa, porém, ainda com toda esta documentação, não fica claro o seu verdadeiro valor.
Dediquei anos de pesquisa e uso do ARIS, para finalmente entender seu verdadeiro potencial.
O ARIS, sem sombra de dúvida é o melhor software, de seu segmento e seu preço é justificado, porém o seu valor somente é realmente conhecido, quando se entende, em sua plenitude, a METODOLOGIA DA CASA ARIS. Caso contrário, é o mesmo que comprar uma Ferrari e não saber dirigir, todo o investimento é desperdiçado.
O ARIS, era fornecido junto com o SAP R3/ECC, pois, se devidamente utilizado, forneceria a mais completa e segura informação da instalação do sistema, bem como não seriam necessárias as despesas com a Gestão da Mudança.
Seu principal objetivo era e é, criar um BLUEPRINT A-IS e TO-BE de alto valor explicativo, bem como a preparação dos futuros USUÁRIOS CHAVE, que iriam participar junto com a consultoria na implementação (SAP R3/ECC).
As imagens abaixo servem apenas como exemplo, de algumas das possibilidades de visualização de uma implementação SAP ECC de uma Indústria de Componentes Mecânicos de grande porte.
Entre em contato com um especialista.
Texto por: Marco Trovati
Importância de Alinhar os Processos a Estratégia Empresarial
/0 Comentários/em BPM, Estratégia/por RELIGAREEstratégia é fundamental para qualquer empresa. É ela que estabelece a visão e os objetivos da organização.
Segundo (Mintzberg, 2010) estratégia pode ser conceituada sob diversas óticas. Uma das mais comuns é tomar a estratégia como planos e padrões. Desta forma (Mintzberg, 2010) defini estratégia como um padrão, isto é, coerência em comportamento ao longo do tempo.
É desta forma que a organização deixa claro o que ela pretende no futuro. Seja a curto espaço de tempo, alguns anos, ou a médio ou longo espaço de tempo, 5, 10 ou 20 anos.
A estratégia deve gerar objetivos e metas e por consequência responsabilidades de cada ator para o atingimento destas metas. Este raciocínio mostra que, apesar da estratégia ser concebida pela visão da alta gerência da empresa (donos, sócios) ela deve ser comunicada e seguida por todos dentro da organização. Sem esta comunicação, que deve ser feita de forma adequada, fica impossível que os colaboradores desenvolvam suas atividades de modo alinhado a estratégia empresarial (Silva, 2017).
Neste contexto os processos passam a ser um fator importante já que os processos são executados por pessoas. Processos bem definidos organizam e melhoram a comunicação interna da empresa. Assim os processos devem estar alinhados a estratégia da empresa. No ciclo do BPM o planejamento representa o momento correto para verificar possíveis necessidade de definição/redefinição da estratégia. Os processos devem ser planejados e trabalhados tendo como fundo a estratégia. Obedecer a esta ordem é fundamental para que a percepção de valor criada pelo cliente seja alinhada com a estratégia empresarial. O alinhamento correto torna o cumprimento de metas mais fácil.
Entre em contato com um especialista.
Referências
Mintzberg, H. (2010). Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman.
Silva, A. L. (2017). BPM Business Process Management: introdução sobre BPM em uma visão integrada edidatica para gestão estratégica de processos de negócio. São Paulo: Bookess.